quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Na tietagem não há fibrose

 
"No palco contemporâneo o espetáculo em cartaz é a vida. Os ingressos na bilheteria dão direito a entrar na intimidade dos atores, formar alteridades e idealizar heróis, mas a plateia não está satisfeita e quer ela mesma encenar o espetáculo." Que citação perfeita para começar o post de hoje. O fragmento foi tirado do livro "No jornalismo não há fibrose" e trata-se de um ensaio crítico sobre a imprensa, escrito pelo brilhante jornalista (e meu marido por quem eu babo mesmo!) Felipe Pena.
Eu já havia lido este ensaio há uns três anos. Mas o assunto abordado pelo autor (e agora vamos às formalidades) não poderia estar mais evidente na minha vida.
Já na rotina de repórter em Belém eu pude vivenciar isso. Só que o dia-a-dia era tão corrido que não sobrava muito tempo para refletir sobre o meu umbigo. 
Apesar de estar fora há alguns meses, ainda recebo o carinho de muitos telespectadores, principalmente no facebook e confesso que sinto uma mistura de felicidade e susto quando leio alguns comentários que parecem ser de pessoas que me conhecem tanto!
Pois bem, pra quem não leu os posts anteriores estou morando no Rio de Janeiro. Lugar de celebridades, chiques, famosos e paparazzis. Na academia que eu frequento todos os dias dou de cara com algum ator ou atriz global. É claro que existe a curiosidade e aquele inevitável pensamento de que "fulana é mais magra do que aparece na TV ou ciclano é mais gordinho". Divagações fúteis e aqui despidas para vocês com quem não pretendo fazer média.
O engraçado é que eu nunca tive vontade de falar com nenhum desses famosos. Não sei quanto a eles, mas eu adorava quando alguém me parava na rua ou no shopping em Belém para dizer que admirava meu trabalho. Só que o mundo dá voltas... E eu fiz isso outro dia! Porém, com uma "famosa virtual.”.
A blogueira carioca Dandynha Barbosa tem um site de moda e beleza (quem nunca, né girls?). Encontrei com ela na academia e automaticamente falei com a moça como se já a conhecesse há anos! "Você tem um blog né? Ah, sou sua leitora! E aí quando foi a inauguração da loja tal?". Foi esse meu aprofundado diálogo com a "maninha.”.
Só que a futilidade também pode ser útil quando vista sem preconceito! E resolvi escrever sobre esse novo palco de celebs: a internet! A TV continua tendo seu lugar cativo é claro, mas a internet tem cada vez mais conquistado corações carentes.  OMG. Dã. Todo mundo sabe disso e até critica. Mas verdade seja dita: todo dia damos expediente nas redes sociais.
E toma-te mais reflexão! Todos nós somos voyeurs da vida alheia. Duvido que você que está lendo este texto nunca tenha entrado num perfil de facebook de algum amigo ou desconhecido para se "atualizar" ou "conhecê-lo" um pouco mais. Eu, você, ele, ela. Somos craques na tietagem virtual.
"Não se trata apenas de olhar pelo buraco da fechadura, mas de estar do outro lado da porta. Não se trata apenas de ver o filme, mas de ser o próprio filme. A vida é o veículo. No ponto em que chegamos, a plateia quer ver o espelho."
E vamos lá para um mea culpa com mais palavras de Felipe Pena: "Se não é possível estar em um enredo de Homero, talvez seja mais simples escrever a própria história, produzindo uma autobiografia." Touché. Não é isso que fazemos em nossos facebooks, twitters e blogs?! Minha culpa. Minha máxima culpa.
"De que maneira evitar a "celebrização" de sua imagem?" Quén, quén, quén... “Facebookcídio”, “twittercídio”, “blogcídio”? Not yet. Por enquanto, vocês vão ter que me engolir! E podem me “assinar” porque é de graça!
Ah, e se no jornalismo não há fibrose, aviso logo que na tietagem também não. Por isso no final deste post você encontrará o site para comprar o livro (temos que garantir o leite das crianças) e o blog da minha mais nova BFF Dandy!
Smack. Quem se identificou comenta aê! ;)
 
 
 

Nenhum comentário: