sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Quem quer ser um jornalista?



 
Como alguns de vocês podem ainda não saber, eu não trabalho mais na TV Liberal há seis meses (passou muito rápido!) e estou morando no Rio de Janeiro em busca de novos desafios profissionais e pessoais.

Quase todos os dias eu recebo pedidos de amizade no facebook de muita gente generosa, que me manda recados carinhosos elogiando meu trabalho.

Ultimamente tenho sido questionada sobre a profissão, então resolvi fazer este post para aqueles que sonham com o jornalismo, mais especificamente em estar na telinha. (PLIM-PLIM)

Minha experiência profissional é pequena, perto de colegas com quem tive a honra de trabalhar na TV Liberal e em outras emissoras ou produtoras.  Mas, já que vocês perguntam e nem sempre eu consigo responder, este post vai ser meu incentivo pra quem quer seguir nesta carreira.

Primeira coisa: Atualmente vivemos este imbróglio sobre ter ou não diploma de jornalismo. Eu sou a favor de que você estude, curse uma faculdade e tente apreender todo conteúdo teórico em sala de aula.

Eu frequentei uma faculdade particular, foi opção minha. Mas a UFPA é excelente e apesar da pouca infraestrutura no curso há compensações como o nível dos professores.

Me arrependo de não ter me dedicado mais durante a faculdade. Acho que a falta de maturidade foi a principal causa. Comecei o curso com 17 anos.

Segunda coisa: tente conseguir um estágio. Eu comecei na TV Liberal como estagiária aos 19 anos. Passei um ano e meio estagiando e faltando poucos meses para me formar fui contratada como produtora de pauta. Anos depois é que passei para a reportagem.

Eu aconselho quem quer seguir carreira em TV que comece na produção. É nessa função que você faz seus contatos, fica ligado em tudo que acontece na cidade e no mundo e aprende a trabalhar em equipe. É sacrificante, é desgastante, estressante, mas é onde você ganha "bagagem" para seguir o caminho mais tarde como repórter. Admiro muito meus colegas produtores.

Terceira coisa: leia, leia, leia e leia. Você não vai ser um bom produtor, repórter, apresentador, editor, ou mesmo cidadão, se você não dedicar parte da sua vida à leitura.

Aposte na literatura nacional, literatura estrangeira, poesias, contos, crônicas, ensaios, jornais, bula de remédio, mas crie este hábito na sua vida. Vai virar um prazer e você vai se sentir mais seguro para escrever e conversar com as pessoas.

Quarta coisa: escreva. Se você quer trabalhar em TV tem que escrever também. Praticar através de um blog é uma boa coisa. Aquele texto falado que você escuta do repórter em míseros dois minutos (no máximo) na TV, é fruto de horas batendo cabeça em frente ao computador para contar toda a história que ele (o repórter) viu e ouviu para os telespectadores. Se estiver confuso, o público vai mudar de canal ou achar que nem o profissional sabe do que está falando...

Quinta coisa: Fique ciente que a partir do momento que você trabalha em TV, sua imagem se torna pública. Você vai ter que se conter diante das situações mais inusitadas.
Inúmeras vezes eu tive que cobrir acidentes em que pessoas morreram, crianças foram abusadas pelos próprios pais, assaltos, debaixo de chuva, de sol ... enfim, na rua tudo pode acontecer. E lá você está diante da expectativa e angústia dos outros. Você tem que respeitar a dor alheia, sem desistir da sua matéria. Parece bobo, mas não é. É difícil. Às vezes você está com cólica, brigou com o namorado, sua mãe está no hospital, as pessoas não entendem o que você pergunta...

Já fui xingada, empurrada, levei uma "microfonada" no seio... É respirar fundo e não perder a concentração. Quando chegar em casa você chora, grita, esperneia...Na rua, você não é o foco. O foco é a notícia.
Se depois de tudo isso, você ficou com mais vontade de trabalhar em TV, este deve ser seu caminho e eu te desejo boa sorte e muita inspiração!

Comentem aí e se tiverem perguntas específicas eu respondo nos comentários.

Beijos!

3 comentários:

@Carlospatrick_m disse...

Olá Karla,
Primeiramente,quero dizer que adorei o texto!!
Bom,eu tenho 18 anos e creio que o Jornalismo sempre esteve presente na minha vida.
Desde que me entendo por gente,me recordo de preferir assistir a um telejornal do que assistir desenhos. Principalmente se fosse um plantão de horas.
Quando se fala em Jornalismo,o que vem a mente das pessoas logo de primeira é o "glamour",mas só quem tem AMOR pela profissão sabe o que ela é realmente!
E eu estou totalmente ciente de suas consequências e cada vez mais crente de que essa é a profissão que eu desejo seguir!!!
Infelizmente,não tenho condições financeiras de cursar uma faculdade particular. Mas isso não me tira o ânimo. Pelo contrário,me faz querer mais e mais batalhar e alcançar o meu tão almejado sonho!!
Como já lhe disse via rede social,busco inspiração em você e tantos outros Jornalistas conterrâneos,estejam eles trabalhando aqui no estado ou indo para fora,para quem sabe um dia me igualar a vocês.
Nomes como Kenzô Machida,Cristina Serra,Hugo Esteves,Sabrina Rocha,Flávio Barra,Leonardo Aquino,Mariana Faria,etc...
Só me fazem querer chegar mais longe.
Pode ter certeza de duas coisas:
Seguirei a risca todas as suas dicas!
Pois,não existe ninguém melhor do que a própria pessoa que já trilhou esse caminho para dizer como ele realmente é.
E a outra:
Você sempre terá em mim um grande fã e admirador,que torcerá sempre por você!!
Quero poder lhe encontrar um dia,para tirar uma foto como fã ou quem sabe cumprimentá-la como um colega de profissão!!!
Um grande abraço!!!

Reporti franjinha disse...

Patrick, que bom que você gostou do texto! Fico feliz em saber que terei um colega de profissão tão apaixonado pelo jornalismo em breve! Não desanime nunca. Estude, faça UFPA, aproveite tudo que os professores vão ter pra te oferecer! Obrigada pelo carinho! Esse retorno é um dos grandes motivos que me faz nunca desanimar! Bjs e boa sorte!

Gabriel Mota disse...

Karla, te acompanho pelo Twitter e pelo blog. Ser um jornalista é o meu sonho, agradeço a Deus por já ter em mente uma profissão a seguir em meio a tantos jovens indecisos. Recentemente fui aprovado no vestibular da Unama em Jornalismo (\o/), mas vou tentar UFPA. O legal nessa transição de quase universitário é saber que existem jornalistas como tu, que compartilha experiências e conversa com teus "fãs". Já te disse uma vez e digo novamente: sejas feliz nas tuas escolhas, e quem sabe um dia poderei te conhecer pessoalmente. Te admiro demais! Bjs.